Doença de Alzheimer

Tem neblina mas também há luz. Procure ajuda.

Diagnóstico de Demência e Doença de Alzheimer

 

Como a doença de Alzheimer é diagnosticada.

 

Como o número de pessoas com Doença de Alzheimer (DA) vem aumentando rapidamente nos últimos anos em todo mundo, pesquisadores procuram incessantemente identificar a causa dessa doença, novas formas de tratamento, de reconhecimento de sinais biológicos e de critérios que melhorem a probabilidade de certeza do diagnóstico, pois quando aparecem sinais de alerta da demência de Alzheimer, é importante que a pessoa obtenha um diagnóstico rápido e preciso.

 

 

Embora exista um entendimento científico crescente de que os biomarcadores podem desempenhar um papel importante, o diagnóstico da Doença de Alzheimer é basicamente clínico.

Para diagnosticar a demência de Alzheimer, o médico experiente analisará o histórico médico do paciente, os medicamentos que faça uso, sintomas que apresente. Além disso, pode pedir ao paciente para responder a algumas perguntas ou para que realize tarefas associadas às suas habilidades cognitivas como: memória, linguagem, pensamento abstrato, percepção visual e espacial, resolução de problemas e orientação pessoal, no tempo e no espaço. Além disso, o médico deverá fazer também perguntas ao acompanhante que conheça bem a rotina do paciente, caso esteja presente, sobre possíveis mudanças no estado de humor e no comportamento do mesmo, pois a demência de Alzheimer não é somente perda de memória e outras funções do cérebro. Ela afeta as emoções, a personalidade, pode causar sintomas psiquiátricos assim como prejudicar outros aspectos da sua vida diária.

Geralmente o médico solicita exames laboratoriais, de imagem cerebral ou poderá encaminhar o paciente para testes de memória com um neuropsicólogo, que podem ser úteis para ajudar no diagnóstico e na exclusão de outras condições que causam sintomas semelhantes.

Quando o médico não encontra outra causa ou condição médica (Acidente Vascular Cerebral - AVC, Múltiplos infartos, depressão, deficiência de Vitamina B12, alterações de tireoide, entre outras...) que possa justificar o comprometimento cognitivo e as alterações de vida diária apresentadas, pode levar ao diagnóstico da Doença de Alzheimer.  

Um diagnóstico preciso da demência de Alzheimer é o primeiro passo importante para garantir que a pessoa tenha tratamento, cuidados, educação familiar e planos adequados para o futuro.