CAMPANHA:

OBJETIVO:  Oferecer  informação e sensibilizar a comunidade escolar e sociedade em geral sobre a Doença de Alzheimer, além de estimular o respeito e a atenção à pessoas idosas.

PÚBLICO ALVO: Alunos dos Ensinos: Fundamental – ll e Médio, da rede pública e particular da cidade de Curitiba, corpo docente, familiares dos alunos e comunidade.

DESCRIÇÃO:  O IAB, no dia 21 de Setembro de 2012 (Dia Mundial de conscientização da Doença de Alzheimer), iniciou uma Campanha  denominada “Dedinho de prosa” e que tem continuidade em 2013.

 

      AS ESCOLAS INTERESSADAS EM AGENDAR ESTA AÇÃO, PODERÃO

            ENTRAR EM CONTATO CONOSCO PELO TELEFONE: 9138-0454.

 

Os alunos do sétimo ao nono ano receberão informações básicas sobre a Doença de Alzheimer através de uma PALESTRA EDUCATIVA de 50 minutos e serão treinados numa abordagem aos pais, para entregar o material informativo na escola e em casa.

O desenvolvimento da Campanha é da seguinte forma:

Antes do início e após o final da aula, um grupo de 10 a 15 alunos fará uma abordagem aos pais que vêm trazer e/ou buscar os filhos na Escola.

Nesta abordagem, o aluno gentilmente lhe fará a seguinte pergunta:

- Olá! Você me dá um dedinho de prosa, por favor? (Mostrando seu dedo indicador com um laço de fita e uma carinha simpática desenhada nele).

Os alunos serão treinados para as diversas possibilidades de respostas que poderão receber neste momento, para que possam continuar satisfatoriamente com o dialogo.

Os dois sinais mais comuns da Doença de Alzheimer é o esquecimento imediato de informações recebidas recentemente e a repetição frequente de perguntas ou informações. Então, o diálogo é para demonstrar isto. O aluno continuará dizendo assim:

- Por favor, qual é o seu nome?

A pessoa responde:

- Carlos.

O aluno faz um gesto que represente seu “esquecimento” no momento e diz:

- O que é mesmo que eu tinha para lhe falar...?

E rapidinho faz novamente a pergunta:

- Qual é o seu nome?

E a outra pessoa imediatamente poderá dizer:

- Carlos!!!

Em seguida, com “ar de desapontado”, sai dizendo:

- Muito obrigado...

 E entrega para a pessoa um panfleto que diz assim:

 

É assimcom a Doença de Alzheimer...

                

Campanha: “Dedinho de prosa”

2012 - 2013

 

Todos os alunos da escola serão incentivados a fazer esta mesma abordagem em casa, com a família, antes de entregar o material informativo que levarão, saindo da escola com o dedinho pintado e com o laço de fita que será preparado pelos próprios alunos.

PARABÉNS AO COLÉGIO PASSIONISTA NOSSA SENHORA MENINA, SEMPRE MUITO COLABORADOR COM AS CAUSAS SOCIAIS!!